Como acabar com as planárias

Se você nunca teve ou está tendo problemas com planárias no seu aquário, quase que certamente um dia terá. Quando entram no tanque, se proliferam com uma velocidade surpreendente e começam a incomodar corais e contaminar a água com suas toxinas. Assim que identifica-las, não perca tempo! Comece a tratar o aquário o mais rápido possível.

O que são planárias? Como identifica-las?

A foto acima retirada da internet ilustra bem como elas aparecem. Nem sempre elas sobem no vidro e podem variar as cores e por vezes o formato, dependendo da espécie, mas não serão muito diferentes disso. A espécie mais comum nos aquários é a Convolutriloba retrogemma.

Elas geralmente tem poucos milímetros a um centímetro de comprimento e com um milímetro de espessura. Apesar de terem músculos todo o seu corpo, eles se movem usando cílios para deslizar. Eles têm algas simbióticas que lhes dão uma cor verde ou marrom e a boca está localizada na superfície ventral. Os indivíduos são hermafroditas, reproduzem tanto sexuadamente como assexuadamente.

Na foto acima, uma outra espécie que tomou conta de um coral open brain. Você definitivamente não quer que isso aconteça no seu aquário.

Como acabar com as planárias em um aquário?

A primeira opção a se considerar é um predador natural. Abaixo alguns peixes por ordem decrescente de probabilidade de comer planárias. Lembre-se de que peixes são imprevisíveis, alguns indivíduos da mesma espécie podem comer e outros não.

Melanurus Wrasse (Halichoeres melanurus)

Yellow Coris Wrasse (Halichoeres chrysus)

Six Line Wrasse (Pseudocheilinus hexataenia)

No entanto, as vezes não podemos usar uma forma natural para acabar com as planárias. Nesse caso você deverá usar o Flatworm Exit da Salifert (clique aqui para ver os preços).

Agora vem a parte mais importante: não siga a bula do medicamento! Esse medicamento não é tóxico para os corais nem para os peixes. Mas a planária ao morrer na água vai liberar uma toxina que pode matar todos os seus animais, por isso é necessário seguir alguns passos muito importantes.

1- Não desligue nada; continue com o skimmer. Use um carvão ativado de boa qualidade até que não veja mais planárias. Nesse período, troque-o semanalmente. Recomendamos  as marcas Two Little Fishies e Brightwell, essas são livre de fosfatos e tem excelente grau de absorção.

2- Inicie a aplicação do Flatworm Exit e mantenha diariamente até não ver mais nenhuma planária: use apenas uma gota para cada 30 litros! É provável que você não repare nada diferente na primeira e talvez até na segunda semana, mas após um tempo, elas simplesmente terão acabado. Procure aumentar o tamanho das TPAs (trocas parciais de água) após o tratamento a fim de evitar que alguma toxina delas permaneça no aquário.

Como prevenir que as planárias entrem no aquário?

Muito mais fácil e seguro que tentar acabar com as planárias é, além de ter um predador natural, simplesmente não deixar que elas entrem no sistema. Segue abaixo alguns bons medicamentos para tratar todos os corais antes de inseri-los no aquário.

Brightwell: http://www.emporioaquatico.com.br/brightwell-medicoral-dip-30ml.html
Coral EX PRO: http://www.emporioaquatico.com.br/coral-rx-pro-dip-1oz.html
Seachem Reef Dip: http://www.emporioaquatico.com.br/seachem-reef-dip-100ml.html

Se tiver alguma dúvida, deixe aqui nos comentários e responderemos assim que possível!

Você pode copiar o conteúdo dessa página desde que cite a fonte com um link para essa página!

4 respostas em “Como acabar com as planárias

  1. Montei o aquário ha mais ou menos um mês, e hoje vi uma planária no vidro, porém tenho lagostim, como devo proceder?
    desde Já Grata!

  2. Tenho o aquário há 1 ano, e meus peixes morreram com doenças, mesmo tratando com remédios morreram, hoje tenho equipe de limpezas, caramujos (paguros) e o aquário está infestado de planárias, se colocar um predador(peixe) o melanurus, ele irá matar ou atacar os paguros? E futuramente peixes menores como palhacinho?

    • Oi Leandros nunca vi ou ouvi falar de um melanuros atacando paguros ou turbos. Se eles morrerem ele pode tentar comer os restos, mas eles não caçam ativamente os paguros como alguns peixes. Com relação a outros peixes esta espécie também não costuma ser agressiva, mas ele podem brigar com outros wrassers se o aquário for pequeno.

Deixe um comentário