Peixes e Corais para um aquário Nano

Ter um aquário pode ser um hobby muito relaxante, mas para manter um aquário bonito e equilibrado é necessário que sejam feitas manutenções periódicas. Como nosso dia a dia fica cada vez mais corrido nem sempre temos tempo para cuidar de um aquário grande. Outra dificuldade que muitos pessoas que querem ingressar no hobby enfrentam é a falta de espaço em suas casas ou o custo de montar um aquário grande. Nestes casos a solução é montar um aquário pequeno, a maioria das pessoas opta por montar um aquário de água doce, já que o custo é menor e a manutenção mais simples. Porem é possível montar um aquário marinho pequeno e simples com alguns corais e peixes, chamado no hobby  de Nano aquário. Nesse post vamos falar dos peixes e corais que podem ser mantidos em aquários com volume entre 18  e 30 litros.

Aquário Nano

Todo aquário precisa de um sistema de filtragem e controle de temperatura. Para o aquário marinho o ideal é utilizar um skimmer, que é um tipo de filtro desenvolvido especificamente para esse tipo de aquário. Entre os modelos menores de uso externo podemos citar o NACQQ da Bubble Magus para aquários de até 100L , 0 DG -1516 da Boyu para aquários de até 200L. Outra opção é utilizar um filtro hang-on como usado na água doce ou fazer um pequeno sump traseiro com cerâmica de alta qualidade como a Siporax Mini da Sera, que foi desenvolvida para aquários pequenos. Nestes casos trocas de água frequentes são fundamentais para manter a qualidade da água, mas como o volume trocado por vez é pequeno essas trocas não são trabalhosas. O controle de temperatura pode ser feito usando um termostato para o aquecimento e uma ventoinha para resfriar a água, para um controle mais preciso é recomendado o uso de um Coel com estes equipamentos.

Corais para o aquário Nano

Os corais mais indicados para este tipo de aquário são os corais moles , que são mais tolerantes a sujeira na água e não necessitam de uma iluminação muito forte. Veja abaixo as espécies mais recomendadas.

Zoanthus

Um dos corais mais populares no hobby são encontrados em uma grande variedade de cores. As mudas das variedades mais comuns estão entre os corais mais baratos no hobby, o que, combinado com sua resistência e crescimento rápido fazem destes corais um dos favoritos no hobby. Não precisam de uma iluminação muito potente e se desenvolvem melhor com circulação moderado. Quando a iluminação não é suficiente estes corais apresentam a base esticada para cima. A adição periódica de iodo pode ajudar a acelerar o desenvolvimento das colônias (em excesso o iodo é tóxico por isso a dosagem deve ser feita conforme as indicações do fabricante).

423123.jpg

————————————————————————

Star Polyps

Assim como o zoanthus essa espécie cresce lateralmente cobrindo toda a rocha.Os polipos são mais finos do que os zoanthus fazem com que as colônias grandes pareçam um gramado. Apresenta um crescimento muito rápido, crescendo por cima da areia e até no vidro do aquário. Uma forma de impedir que seu crescimento rápido se torne um problema é deixando esse coral em rocha isolada, assim quando coral começar a crescer sobre a areia é possível fazer mudas com facilidade, impedindo que ele se espalhe demais.

Pachyclavularia_violacea-188-1280x800.jpg

————————————————————————–

Carpet Brown

Assim como o Star Polyps apresentam polipos finos e um crescimento muito rápido, podendo se tornar um incomodo. É um coral muito resistente que necessita de pouca luz e não é exigente quanto aos padrões de água e circulação. Como essa espécie se adere com firmeza as rochas é praticamente impossível remove-lo sem danificar o coral, por isso é recomendado que seja mantido em uma rocha isolada,evitando assim que seu crescimento acelerado se torne um problema.

imagem.jpg

————————————————————————

Mushroom

Formam discos individuas que crescem renta as rochas, apresentam algumas variedades de coloração e textura, com variedades lisas ou estriadas. Na ausência de anêmonas alguns peixes palhaços podem fazer a simbiose com esses corais. Não crescem tão rapidamente quanto os corais mencionados anteriormente e preferem uma circulação mais fraca. Também não se desenvolvem melhor com pouca iluminação, mas quando a iluminação é muito fraca eles perdem a coloração gradativamente, adquirindo uma coloração marrom.

S7300498_1

————————————————————————

Ricordea

Apresentam o mesmo formato que os Mushroom, mas apresentam a superfície rugosa, como se estivem coberto de bolhas. São um pouco mais sensíveis que os mushroons e preferem uma iluminação moderada.

imgres.jpg      imgres.jpg

————————————————————————

Leather

Não apresente um a grande variedade de cores como os Zoanthus e Ricordeas, mas podem ser encontrado em diversos formatos. Algumas variedades são mais sensíveis, mas no geral estão estão entre os corais mais resistentes e fáceis de manter. As variedades encontradas mais comumente apresentam uma coloração amarronzada.

NeonGreenCabbageLeather_Small.jpg      eb027df8ec4ffd0f4a49e1d2a4a7216b.jpgXL Devils Hand_edited.JPG       coral23.jpg

————————————————————————

Yellow Polyps

Apresenta um crescimento rápido, mas são mais agressivos que as outras especécies mencionadas acima, podem queimar outros corais mais sensíveis. Por isso é aconselhável deixar um espaço vazio ao redor das colônia. Se desenvolvem melhor com iluminação e circulação moderadas.

parazoanthus-2.jpg

————————————————————————–

Peixes para o aquário Nano

A maioria dos peixes marinhos ficam grandes, como os Tangs, ou precisam de espaço para nadar livremente, como os wrasser. Os peixes mais indicados para um aquário nano são os gobys e o peixe palhaço, além de não crescerem muito são peixes que costumam nadar apenas pequenas distância, se adaptando bem a um espaço reduzido.

Peixe Palhaço (Amphiprion ocellaris)

Tamanho: até 15 cm

Local de origem:criado em cativeiro

Ideal para aquaristas iniciantes e aquário pequenos. Sendo uma das poucas espécies marinhas criadas a muito tempo em cativeiro já estãoacostumadas a vida no aquário. Além disso não atingem um tamanho grande e não precisam de muito espaço, mesmo em aquários grandes costumam escolher um ponto do aquário e não se afastam muito deste local. Apresentam um comportamento mais natural quando se associam a uma anêmona, mas em um aquário pequeno a adição de uma anêmona pode impedir que sejam colocados corais, já que as mesmas são muito agressivas e acabariam queimando os corais. Neste caso uma opção seria colocar um mushroom ou uma ricordea, que tamém são usadas pelos palhaços na ausencia de uma anêmona. Existem diversos padrões de coloração que foram desenvolvidos em cativeiro, incluindo exemplares totalmente brancos ou pretos. Quando juvenis não tem um sexo definido, fazendo com que seja possível formar um casal com facilidade, basta comprar dois exemplares pequenos.

platinum.jpg       ORADominoSingleDot_Small.jpg                                                            imgres.jpg

————————————————————————–

Firefish Goby (Nemateleotris magnifica) e Purple Firefish Goby (Nemateleotris decora)

Tamanho: cerca de 8 cm

Local de origem: África; Mar de Coral (N. magnifica) e Indonésia (N. decora N. magnifica)

Na  natureza estas duas espécies são encontrado vivendo em pequenos grupos, geralmente nadando logo acima das rochas para apanhar o alimento trazido pela correnteza. São peixes tímidos que se assustam facilmente, o que pode ser um problema em aquários sem tampa, já que muitas vezes o animal acaba saltando quando estressado. É importante que existam diversos esconderijos para reduzir o stress do animal.

966567717_84d646e3ac_o.jpg

Firefish

tumblr_nsa0gaFVPw1ubkprjo1_1280.jpg

Firefish Purple

————————————————————————–

Neon Goby (Elactinus oceanops)

Tamanho: 3 cm

Local de origem: criado em cativeiro

Um dos poucos peixes criados em cativeiro o neon goby é um dos peixes mais populares entre os aquaristas com aquários pequenos. São encontrados em duas variedades de coloração, azul ou amarelo. Podem ser mantidos em pares desde que sejam um casal, caso contrário um animal acabaria matando o outro. É um peixe muito resistente que se alimenta de ração e de invertebrados que se desenvolvem no aquário, também se alimenta de alguns parasitas que se prendem a outros peixes.

neon-cleaner-goby4.jpg       134904644-M.jpg

————————————————————————–

Green Clown Goby  (Gobiodon atrangulatus) e Yellow Clown goby (Gobiodon citrinus)

Tamanho: 6 cm

Local de origem: Fiji e Indonésia

O Clown goby é uma excelente adição a qualquer aquário nano por seu tamanho reduzido. Diferente de muitas espécies de gobys que preferem se apoiar nas rochas e areia estas espécies preferem nadar entre corais moles com polipos grandes, como zoanthus. Outra diferença entre estas espécies e as demais espécies de gobys é que o clown goby pode beliscar corais SPS, mas como esse tipo de coral dificilmente consegue ser mantido em nanos esse habito não costuma ser um problema.

wingerter15.jpg

Green Clown Goby

gobiodon-citrinus.jpg

Yellow Clown Goby

 

 

 

 

 

 

 

————————————————————————–

Orange Spotted Goby  (Amblyeleotris guttata)

Tamanho: 9 cm

Local de origem: Pacífico

O contrário do Clown Goby e do Neon Goby que costumam ficar apoiados nos corais e rochas o Orange Spotted costuma ficar no substrato. Geralmente essa espécie escolhe um esconderijo na base das rochas e permanece perto dele, não se afastando muito desta toca e se refugindo nela quando se sente ameaçado.

Orange Spotted Goby-H_zpsfqog84bt.jpg

————————————————————————–

Yellow Watchman Goby (Cryptocentrus cinctus)

Tamanho: 10 cm

Local de origem: Oceano Pacífico

Assim como a maioria dos gobys não toleram outros membros da mesma espécie, exceto no caso de um casal formado.  Porem não é incomum encontrar casais a venda nas lojas. Na natureza são comumente encontrados vivendo junto ao camarão pistola em uma mesma toca na areia. Assim como o Orange Spotted prefere se manter próximo a sua toca, que geralmente é feita na base de uma rocha pelo próprio animal que escava um pequeno túnel.

Cryptocentrus_cinctus.JPG       ccinctuses_big.jpg

————————————————————————–

Striped Goby (Stonogobiops nematodes)

Tamanho: 3 cm

Local de origem: Oceano Pacífico

Uma espécie pacífica que as vezes divide a mesma toca com outras espécies de gobys, mas que é muito agressivo com outros mesmo da mesma espécie, com exceção de casais formados. Assim como o Watchman Yellow também é encontrado na natureza dividindo a mesma toca que o camarão pistola.

sxanthorhinica_big.jpg

————————————————————————–

Gramma Royal Basslet (Gramma loreto)

Tamanho: 8 cm

Local de origem:Caribe

Encontrado nas águas profundas do caribe está é uma das espécies mais populares graças sua coloração  e comportamento pacífico. É um peixe tímido que costuma nadar entre as rochas, preferindo um aquário com uma grande quantidade de refúgios e pontos sombreados. Em aquários sem tampa exite um risco maior de que o animal pule nos primeiros dias após ser introduzindo no aquário, já que neste período de adaptação o Gramma se assusta facilmente. Com o passar do tempo esse risco diminui, já que uma vez que o animal se familiariza com o ambiente ele costuma escolher algumas tocas para se refugiar quando ameaçado. Embora não sejam agressivos com outras espécies são muito agressivas com membros da própria espécie ou outras espécies de basslet.

royal-gramma.jpg

 

Deixe um comentário