Química básica no aquário marinho

Com quais elementos devo me preocupar em meu aquário? Quais elementos tenho que repor no aquário marinho? Quais devo manter baixos? Quais testes fazer Confira a seguir algumas dicas básicas para você que está iniciando no hobby.

– Reserva Alcalina: Se você tem corais no aquário, esse é o elemento que mais deve te preocupar. A reposição pode ser feita através de carbonatos ou de um reator de cálcio (além de repor o cálcio, o reator mantém a reserva alcalina). Recomendamos que faça os testes semanalmente, veja aqui as melhores marcas. Procure manter na faixa de 7 a 11 dKH.

– Cálcio: Um dos mais importantes elementos no aquário marinho, principalmente se tiver corais. Procure mantê-lo entre 400 e 450 ppm. Para isso, dependendo do tamanho do seu aquário, você poderá utilizar um reator de cálcio, bio-cálcio, kalkwasser (este pode ser usado em um reator) ou balling. Em breve teremos um artigo explicando como funciona cada um deles. Faça os testes pelo menos quinzenalmente se tiver corais. Veja aqui os testes de cálcio.

– Magnésio: Esse é o mais abundante na água do mar dos elementos aqui discutidos. O magnésio é fundamental para a calcificação dos corais. Se manter levemente elevado, conseguirá ter um controle mais fácil sobre as algas também. Mantenha na faixa entre 1300 e 1500 ppm. Veja os testes aqui. Se tiver um reator de cálcio, poderá colocar um pouco de mídia na câmara, mas saiba que dificilmente conseguirá segurar seus níveis em patamar adequado somente assim. Na maioria dos casos, você precisará dosar magnésio em pó ou líquido.

– Elementos traços: São muitos os elementos que os animais consomem para crescer no aquário. Por isso, é importante além de usar um sal de boa qualidade, você use algum suplemento de elementos traços. Alguns dos elementos traços são: Boro, Cobalto, Maganês, Molibdênio, Zinco, Rubídio, Níquel, Vanádio e Iodo (este é um dos mais importantes). Não é necessário fazer nenhum teste desses elementos.

– Amônia: Seu sistema deverá estar ausente de amônia, se após 2 meses ainda tiver amônia, você pode estar com o aquário montado de maneira incorreta ou estar alimentando mais do que deveria seus animais. Esse elemento deverá ser medido no começo e sempre que houver algum indício de que há algo errado no tanque. Veja os testes.

– Nitrito: Assim como a amônia, ele deverá estar sempre zero. Faça os testes nas primeiras semanas até que ele fique zerado. Se perceber comportamento diferente dos peixes, é um teste que deverá ser feito para verificar se está nos conformes. Veja aqui as opções de testes.

– Nitrato: O nitrato deverá ficar em níveis baixos. Deixa-lo totalmente zerado é um pouco difícil, mas procure mante-lo abaixo de 15 ppm se tiver corais. Se tiver corais duros no aquário, procure manter ainda menos. Recomendamos que faça esse teste semanalmente para não perder o controle. Se estiver alto, procure diminuir a alimentação, aumentar a frequência das trocas de água ou em último caso, troque seu skimmer por um melhor. Você pode também utilizar uma mídia removedora de nitrato. Veja aqui os testes.

– Fosfato: O fosfato entra no aquário através da alimentação dos animais. Ele é tóxico aos corais e deve ser monitorado semanalmente. Assim como com o nitrato, se estiver alto, procure diminuir a alimentação, aumentar a frequência das trocas de água ou em último caso, troque seu skimmer por um melhor. Uma boa opção é usar um removedor de fosfato que pode ser usado em saquinhos ou em um reator fluidizado, que otimizará seu uso.

– Silicato: o silicato, apesar de não ser tão tóxico, pode ser o responsável por algas que aparecem no aquário. Faça a medição da água de reposição se perceber uma alga marrom no substrato. Se tiver com silicato alto, precisará de uma resina para remove-lo. Veja os testes aqui.

Se tiver alguma dúvida, deixe aqui nos comentários e responderemos assim que possível!

Você pode copiar o conteúdo dessa página desde que cite a fonte com um link para essa página!

8 respostas em “Química básica no aquário marinho

  1. Pingback: Como montar um aquário marinho barato | Blog Empório Aquático

  2. Moro no litoral,usar a água do mas seria necessário toda essa atenção …ou seria melhor ficar atento quanto amónia e nitratos… meu aquário e de 120l.

    • Se tratando de aquários marinhos atenção nunca é demais Rafael, usar água do mar pode ser muito ariscado por alguns motivos:

      -A água perto da costa está mais sujeita a poluição, principalmente próximo as cidades pelo despejo de lixo, você pode acabar introduzindo substancias nocivas como metais pesados que, mesmo em pequenas quantidades, podem matar corais e enfraquecer os peixes.

      -Essa água vai estar mais sujeita a variação de qualidade pois pode ser afetada por atividade humana, e essa variação também pode ser muito prejudicial já que os animais marinhos não respondem bem a mudanças repentinas.

      – O maior problema porem é a introdução de parasitas e bactérias no aquário. Praticamente todos os peixes vendidos são importados e alguns criados em cativeiro, por isso seu sistema imunológico nunca foi exposto as bactérias e parasitas que temos em nossa costa, as chance de que eles fiquem doentes é alta e seu sistema imunológico não vai estar preparado para combater a infecção.

      Para evitar os dois primeiros problemas você poderia coletar a água mais afastada da costa e fazer todos os testes antes de usa-la, mas você ainda correia o risco de introduzir alguma doença ou parasita.

      • meus coral frog duncam estao com uma especie de bolhas infladas neles e minha areia na parte do vidro esta ficando preta meio acinzentada o que acha que pode ser todos meus testes estavao certos exeto o nitrato estava + que vinte mas ja fiz um tpa tenho o aquario inteiro de corais tamanho 130-50-50 tenho dez peixes 1 yelon tang,1 saifin tang 1donzela for strip 1donzela azul rabo amarelo 1blue tang 1odonus tiger 1 grama loreto 1 psedeu purple 2 palhaços ocelaris 1 black ocelaris 1 clark 6 neon gob tenho um eskimer 600 octopus e adicionei mas um skimer escuma 300 vc acha que consegue tocar o aquario ou vc acha muito pouco ainda obrigado desde ja abraços

      • Oi Frank, a donzela four stripe vai ficar agressiva e matar a yellow tail, eu tiraria a four stripe. O niger pode comer peixes pequenos e come corais, eu também removeria ele . A Octopus é uma das a melhores marcas de skimmer, se o modelo que você está usando é para um aquário de 600l você não precisaria de outro skimmer, mas eu não colocaria mais peixes no aquário. Com relação a areia fica difícil dizer sem ver uma foto ou sem saber a marca da areia. Pode ser falta de circulação, crescimento bacteriano ou um problema da própria areia (se for uma marca ruim). Tente aumentar a circulação assim você também evita o aparecimento de ciano.

      • Entao donzela four stripe e o donzela azul ja estao grandes e não brigam o odonus ele näo comeu nem beliscou nada ate agora ele esta grande tambem mas sei que corro risco mas o skimer não depende da quantidade de peixes quanto mais peixes mais potente o skimer muito obrigado pelas dicas ate agora

Deixe um comentário