Como acabar com as Aiptasias

Essa é provavelmente a praga mais comum em aquário marinho. Aiptasias são pequenas anêmonas que se reproduzem rapidamente no aquário. São marrons, pequenas, com tentáculos finos e relativamente compridos, conforme a foto abaixo.

Imagem retirada da internet.

Imagem retirada da internet.

Por que as aiptasias são prejudiciais?

Essa praga pode crescer de maneira impressionantemente rápida no aquário. Além do aspecto feio que dá ao tanque, ela pode (e irá) queimar corais ou anêmonas nos quais encostar. Não é difícil perder um coral que foi queimado por uma ou mais aiptasias e que eventualmente ganhou uma infecção.

Como evitá-las?

Infelizmente, impedir que elas entrem no seu aquário é praticamente impossível. Não existem produtos que acabem com elas com apenas um banho antes de colocar no aquário. Assim, não é fácil evitar, mas é possível e relativamente fácil manter o controle sobre elas. Se pegar um coral que tenha alguma em sua base ou rocha, tire-a com uma espátula rígida ou simplesmente utilize algum exterminador de aiptasia (veja abaixo).

Como controlar as aiptasias

Uma opção para mante-las sob controle é utilizar algum predador natural. Essa opção irá acabar com elas em poucas semanas. Veja alguns exemplos:

Borboleta Striatus (nacional)

striatus

O borboleta Striatus é um peixe nacional relativamente fácil de encontrar. Essa solução somente é indicada se você não tiver nenhum coral ou tridacna no aquário! Ele certamente irá comer seus corais se você tiver! Cuidado também com as possíveis doenças que os peixes nacionais trazem com eles.

Borboleta Copperband
Copperband_Butterfly_Fish_by_DragonosX

Esse certamente é um dos peixes mais bonitos que podemos manter em um aquário. No entanto, a chance de ele pegar corais é relativamente alta. Ele prefere corais moles, mas pode pegar corais duros também. Podem pegar tridacnas.

Camarão Bailarino
Bailarino

Os camarões bailarinos são muito usados no controle de aiptasias. São bem eficientes e facilmente encontrados. Podem pegar alguns corais moles mais delicados, como acanthastreas e trumpets.

Produtos que fazem o trabalho

agulhaFelizmente, existem alguns produtos que resolvem o problema sem causar nenhum tipo de dano ao aquário. O mais usado e difundido certamente é o Red Sea Aiptasia-X (veja aqui na nossa loja). Ele acompanha agulhas que possibilitam injetar o produto diretamente nelas. Outra opção é o Tropic Marin Elimi-Aiptas (veja aqui). Em ambos os casos, você terá o trabalho de injetar uma a uma, mas o resultado compensa. Não deixe o produto cair sobre algum coral e se cair, tire rapidamente, pois pode queimar. Tenha esse produto e vá eliminando sempre que aparecer uma nova no aquário!

ELIMI-AIPTAS aiptasiax

Se tiver alguma dúvida, deixe aqui nos comentários e responderemos assim que possível!

Você pode copiar o conteúdo dessa página desde que cite a fonte com um link para essa página!

16 respostas em “Como acabar com as Aiptasias

  1. Tem aiptasia em meu aquário, mas é só no sump, na parte que fica o skimmer. N aquário propriamente dito, não! Tenho problemas físicos e não consigo injetar produto nelas pela dificuldade onde ficam e minha também.Teriam alguma sugestão? Tenho receio que subam para o aquário.-Grato se responderem.-

    • Eles se alimentam principalmente de matéria orgânica e restos de ração que sobram no aquário. Tomando cuidado para não sobrar muita ração você deve conseguir controlar os vermes de fogo.

  2. Hoje tenho um aquário da Boyu de 128 l e tenho dois peixes palhaços, tinha um yellow tang que morreu sem mais sem menos.
    E Tenho muitas aiptasias, já tive dois camarão bailarino que acredito que os vermes de fogo os mataram e eles não comiam as aiptasias, Pensei em ter os peixes que comem as aiptasias, mas dizem que o Striatus podem trazer doenças para os outros peixes e depois de comer as aiptasias dizem que morrem, pois não comem outro alimento.

    Agora o Copperband Butterfly a alimentação é difícil .

    Tentei com os remédios que tem que injetar em cada uma das aiptasias, mata rápido, mas as que sobram proliferam mais e mais.. fica dificil matar todas e o o remédio é caro.

    Alguma sugestão do que devo fazer ? e se vale a pena do CopperBand ou Striatus ? e qual a alimentação de ambos depois das aiptasias ?

    Obtrigado,
    Leandro

    • Oi Leandro, os bailarinos costumam funcionar como uma forma de controle preventivo para impedir que ocorra uma infestação, já que uma vez que as aiptasias ficam grandes eles costumam ignora-las. Com relação ao Striatus ele é um peixe nacional enquanto a grande maioria das outras espécies é importada sendo mais vulnerável a doenças e parasitas nacionais, que podem ser introduzidas no aquário com o Striatus (ou qualquer outro animal nacional). O striatus como ração, mas também pode pegar alguns corais. O Copperband não costumam comer ração, você teria que dar alimentos vivos como artêmias. Ele também é um peixe muito sensível e dificilmente sobreviveria em um aquário de 128 L. Existem riscos em usar os dois peixes, o striatus como você mesmo disse pode introduzir alguma doença e comer alguns de seus corais . Já o Copperband pode acabar morrendo rápido sem resolver seu problema. Como os palhaços não são peixes sensíveis eu tentaria o Striatus desde que você tenho como se desfazer dele depois caso ele vire um problema. Você disse que o Yelloy morreu sem motivo , provavelmente existe algum parâmetro do seu aquário que não está bom, neste caso é quase certeza que um Copperband iria morrer. Outra opção é remover as rochas com maior quantidade de aiptasia e coloca-las no sol para secar, mas você também iria acabar perdendo parte da biologia do aquário.

  3. alguém sabe me dizer o que é bom passar em cima dos enfeites que comprei para aquário … para não soltar a tinta própria. ????????????????????????? socorro

  4. Bom dia!
    Ouvi dizer de uma lesma do mar chamada Nudibrânquio que comem aipitasias. São predadores naturais e não oferecem risco pros demais corais.
    Teriam maiores informações sobre esses animais e onde poderia encontrá-los?

    Obrigado.

    • Nenhum de nossos fornecedores trabalha com nudibrânquios. Os nudibrânquios são um grupo de animais e não uma espécie especifica, caso você queira colocar essas animais no seu aquário tenha certeza de ser a espécie correta. Algumas espécies de nudibrânquios se alimentam de corais e podem se tornar um problema pior que aiptasias.

Deixe um comentário