Como melhorar a alimentação de seus peixes

Por Raphael Bonzanini

Quando montamos um aquário devemos lembrar que a qualidade de vida dos habitantes depende exclusivamente de nós. A qualidade da água interfere muito na saúde dos animais, mas uma boa alimentação é fundamental para ter peixes saudáveis e resistentes a doenças. Confira nesse artigo algumas dicas importantes para manter seus peixes felizes!

1.mandarinfish

Ração (Compre aqui)

Esse é o mais básico item. É importante utilizar pelo menos duas marcas diferentes, dessa maneira, você terá uma alimentação mais completa. É importante também oferecer de tipos diferentes. Alguns peixes vão preferir as rações em grânulos, enquanto outros vão preferir em flocos. Atente também para algumas marcas que oferecem rações específicas para determinados peixes.

brine_shrimp_adultArtêmias

Uma opção para incentivar a alimentação, principalmente de peixes que não pegam ração, são as artêmias. No entanto, é preciso tomar cuidado com a procedência, pois elas podem trazer alguns parasitas indesejáveis para o aquário. Para evitar que isso ocorra, passe-as em água doce por alguns instantes. Artêmia sozinha, no entanto, não é nutritiva. Elas gastam todo seu valor nutritivo nadando até serem oferecidas e comidas pelos peixes. Por isso, após passa-las em água doce, deixe-as em um recipiente por alguns minutos com algum suplemento vitamínico, como os apresentados abaixo. O legal das artêmias é que elas nadam pelo aquário e peixes como o mandarin têm uma tendência maior de pega-las. Para mante-las viva por mais tempo, deixe-as em local meio frio (por volta de 20 graus). Para facilitar pega-las, utilize uma redinha para artêmia, compre aqui.

Nori e acelganori2

Para tangs e alguns outros peixes, oferecer nori (aquela alga usada na culinária japonesa, veja aqui) e acelga é muito importante. A acelga deve ser bem lavada antes de ser colocada no aquário. Se puder escolher, prefira a nori, pois esta é uma alga marinha e seu valor nutricional é mais compatível com o do habitat natural de nossos peixes. Para facilitar seu trabalho, utilize uma presilha com imã ou ventosa para prender as algas (compre aqui).

Frutos do mar

Alguns peixes com tendências mais carnívoras podem preferir a alimentação com camarões, que são ricos em proteínas. Se você possui peixes da família dos borboletas, mantenha sempre vôngole no congelador para suprir suas necessidades. Além dos peixes, corais e anêmonas também gostam de frutos do mar.

Vitaminas

Talvez o mais importante item dessa matéria seja este. Os suplementos abaixo citados podem ajudar em muito na recuperação ou adaptação de peixes mais delicados. Veja aqui nossa seção de Vitaminas para mais opções. Clique nos nomes dos produtos para comprar em nosso site!

Prodibio Reef Booster – Esse produto tem uma fórmula secreta, mas o fabricante clama transformar qualquer ração em algo extremamente apetitoso para os peixes, o que beneficia a alimentação de peixes como Zanclus e outros que podem demorar a aceitar ração. Além disso, é rico em ácidos graxos e faz muito bem para corais.

Brightwell SpongExcel – Esse não é um suplemento direto para peixes, mas irá aumentar a quantidade de esponjas no aquário, o que é fundamental para os peixes anjos.

Brightwell Vitamarin-M e Vitamarin-F – O Primeiro é para aquários marinhos e o segundo para água doce. Possuem todas as vitaminas que os peixes precisam. Podem ser jogados diretamente no tanque ou para umedecer a ração, nori etc. Extremamente recomendados.

Seachem Garlic Guard – O Garlic Guard é um suplemento à base de alho para umedecer a ração. Muita gente acredita que o alho tem efeito de cura nos peixes, o que não é verdade. Esse produto vai aumentar bastante o apetite dos peixes, isso é muito importante em casos de doenças como íctio. Além disso, possui vitamina C.

alim_boyu

Quantas vezes ao dia alimentar os peixes?

O ideal é alimenta-los com pequenas porções várias vezes ao dia. Se estiver conseguir, divida uma porção diária em três, uma pela manhã, uma à tarde e uma à noite. Se não for possível estar presente para fazer isso, utilize um alimentador automático. Com ele até suas viagens ficam mais tranquilas. Conheça algumas opções aqui.

Uma resposta em “Como melhorar a alimentação de seus peixes

Deixe um comentário