Como deixar sua água livre de algas verdes

Por Marcelo Esteves

Neste post vamos falar de um problema muito comum em lagos e em alguns aquários de água doce, a coloração verde na água.

greenwaterbridgecut

Ela é causada pela presença de algas verdes fotossintetizantes na coluna d’água em grande quantidade. Estas algas ocorrem naturalmente e não são tóxicas, para sobreviver e multiplicar elas necessitam de nutrientes, que são absorvidos da água.  Quando a iluminação é limitada ou a água é pobre em nutrientes a velocidade com que estas algas se multiplicam é menor, impedindo que elas atinjam concentração elevadas.

mix_Willand_Pond_20081014_500x375_03

Nutrientes

Nutrientes utilizados pelas algas como fosfato, por exemplo, estão presentes nas fezes dos peixes, ração e plantas em decomposição. Por isto é impossível impedir que eles entrem no lago/aquário. Uma parte dos nutrientes é capturada pelo filtro, mas ele não é capaz de eliminar tudo.  Por isso é necessário realizar trocas parciais de água para remover o excesso de nutrientes. Em lagos o volume de água costuma ser maior em relação à quantidade de animais, permitindo que as trocas parciais sejam realizadas em intervalos de tempo maiores. No caso de aquários ou lagos pequenos, com uma grande quantidade de peixes, o ideal é trocar cerca de 20% do volume por semana, trocas maiores ou mais frequentes são prejudiciais.  Elas afetam os peixes de forma negativa, pois qualquer alteração brusca na química da água causa um choque no DSC01089metabolismo dos animais.  Isso faz com que eles fiquem sujeitos a contrair doenças e reduz o tempo de vida dos mesmos.  Trocas grandes também causam a morte de micro-organismos benéficos que eliminam compostos nitrogenados, sem eles, as algas não tem competição e se multiplicam ainda mais rapidamente.

Iluminação

Além da disponibilidade de nutrientes a iluminação é um fator determinante na velocidade de multiplicação das algas.  Como são organismos fotossintetizantes as algas precisam de luz para produzir  diversos componentes metabólicos fundamentais.  Em muitos casos o problema da “água verde” ocorre nas épocas do ano com maior intensidade de luz.  No caso de lagos não é possível controlar a iluminação, mas nos aquários o tempo de iluminação correto é de 7 a 8 horas.

Vantagens do filtro UV

As trocas parciais de água combinadas e uma iluminação controlada costumam ser suficientes para impedir a multiplicação descontrolada das algas. No entanto, em alguns casos, essas medidas podem não ser suficientes.Nestes casos a solução é o uso de um filtro UV. Estes equipamentos não afetam a química da água, sendo seguros para os peixes. Quando a água passa pelo filtro os raios UV danificam as células das algas, impedindo que elas se alimentem e multipliquem.

Outra solução451_foto_go é o uso de algicidas, mas se usados incorretamente eles podem causar a morte dos peixes. Além disso, o uso de algicidas requer que seja feita uma grande troca de água após seu uso, já que as algas mortas irão liberar mais nutrientes na água.  O uso de filtro UV apresenta outra vantagem além de controlar as algas, estes filtros têm ação germicida, eliminando parasitas e micro-organismos patogênicos.

Deixe um comentário