Moreias no aquário marinho

Por Marcelo Esteves

Moreias são peixes fascinantes e facilmente reconhecidos pela maioria das pessoas.  São animais fortes, resistentes a doenças e que costumam se adaptar bem ao cativeiro. Como nosso foco são os aquários caseiros os cuidados que mencionaremos a seguir são para as espécies menores que necessitam tanques de grande porte, como os encontrados em aquários públicos e zoológicos. As espécies menores podem ser mantidas em aquário de 280 litros, já as maiores precisam de aquários de pelo menos 500L.

650x488xjpg_La_Gymnomuraena_zebra_ha_una_distribuzione_vastissima_nell_Indo-Pacificio_dal_Sud_Africa_al_Centro_America_c_Giuseppe_Mazza.jpg.pagespeed.ic.AFfdJharQiphoca_thumb_l_Gymnothorax_miliaris3_big

 

 

 

 

 

 

Tamanho e formato do aquário

Por possuírem um corpo alongado a largura e o comprimento do aquário são tão importantes quanto o volume do mesmo. Embora as moreias sejam animais relativamente sedentários é importante que elas tenha espaço para nadar, por isso o comprimento do aquário deve ser suficiente para que o animal consiga nadar com todo o corpo esticado. Já a largura do aquário deve ter, no mínimo,  o comprimento da moreia que ira habitá-lo, permitindo que o animal se vire sem ter que dobrar o corpo.

O volume do aquário também é outro fator importante quando se deseja manter estes animais. Por serem animais carnívoros precisão ser alimentado com pedaços de peixe e/ou camarão (dependo da espécie), fazendo com que às fezes sejam mais ricas.  Se o aquário tiver um volume pequeno ou um sistema de filtragem fraco, a qualidade da água irá declinar rapidamente.

Também não é recomendado manter uma moreia em aquários sem tampa, caso elas se sintam estressadas é provável que elas escapem para fora do aquário. Qualquer abertura pequena o suficiente para permitir a passagem da cabeça  é suficiente para permitir que o animal fuja.

Decoração

As moreias são animais tímidos, passando a maior parte do tempo escondidas dentro de suas tocas. O aquário deve conter pelo menos dois esconderijos grandes o suficiente para abrigar todo o corpo da moreia, de preferência em pontos opostos no aquário.  Estes esconderijos podem ser criados usando rochas ou canos de PVC.  jcs-echidna-nebulosa-35049Na ausência de pelo menos uma toca a moreia acaba ficando estressada, o que pode fazer com que animal não se alimente e fique mais propenso a contrair alguma doença. As moreias têm o habito de procurar alimento entre as rochas, por isso um aquário com diversos esconderijos e reentrâncias entre as rochas vai proporcionar um comportamento mais natural. Este comportamento pode ser problemático em aquários com corais, que podem ser danificados durante a busca por alimentos.

Alimentação e segurança

Todas as espécies de moreias são carnívoras, se alimentado de peixes, crustáceos e moluscos. Como estes animais não são criados em cativeiros não é incomum que eles rejeitem alimentos congelados na primeira semana, mas costumam se adaptar rapidamente a uma dieta com base em itens congelados, que são reconhecido como alimento graças ao poderoso olfato destes animais. As moreias não devem ser alimentadas frequentemente, animais em crescimento devem ser alimentados duas vezes por semana e adultos uma vez. É mais comum que as moreias morram por excesso de alimentação do que por fome.

DragonMorayEel3

Nunca  tente alimentar uma moreia com as mão, as moreis possuem uma visão muito ruim, ao sentirem o cheira do alimento elas irão tentar abocanhar qualquer coisa que contenha o cheiro do alimento. Por isso use sempre uma pinça longa para alimentar sua moreia, também é necessário tomar cuido sempre que for necessário colocar a mão dentro do aquário. Embora as moreias não sejam animais agressivos por natureza elas podem morder o aquarista se sentirem ameaçadas.

Considerações finais

Embora não sejam peixes sensíveis as moreias não devem ser mantidas sem planejamento prévio, pois precisam de um aquário com caraterísticas especificas. Também é importante lembrar que a maioria dos exemplares encontradas nas lojas ainda não atingiu a idade adulta, por isso antes de adquirir um destes animais cerifique-se que a espécie em questão não irá se tornar muito grande para seu aquário.

 

 

Uma resposta em “Moreias no aquário marinho

Deixe um comentário