Circulação de água no aquário marinho

Por Marcelo Esteves

     A circulação de água é um dos pontos mais importantes a ser considerado na hora de manter um aquário, juntamente com a qualidade da água e a iluminação. No entanto a importância de uma circulação de água correta nem sempre é levada em consideração ou mesmo conhecida, principalmente em aquaristas iniciantes. A circulação de água dentro do aquário influencia a qualidade de água, a oxigenação, alimentação.

Importância da circulação na oxigenação

     Uma das características da água é a baixa capacidade de reter oxigênio, capacidade que diminui ainda mais à medida que a temperatura da água aumenta, no caso da água salgada essa capacidade é ainda menor.  Por isso, para que exista uma concentração adequada de oxigênio, é fundamental a transferência de oxigênio do ar para a água constantemente. Para que isso ocorra é necessário que exista a chamada interface ar/água, que acontece com mais facilidade quando a superfície da água é agitada. Isto também impede a formação de uma película de óleo na superfície que bloqueia as trocas gasosas completamente.

header3

Circulação e alimentação adequada

     A circulação pode facilitar ou dificultar a alimentação adequada dos peixes e corais dependendo de sua intensidade e área afetada, principalmente no caso de corais ou peixes menos ativos.  Os corais obtém nutrientes através da captura de organismos microscópicos (plâncton) e nutrientes orgânicos e inorgânicos presentes na água, que são capturados à medida que passam pelos pólipos.  Como a maioria dos organismos planctônicos possui uma capacidade de locomoção muito reduzida (ou inexistente) os corais dependem da circulação para captura-los.  A alimentação dos peixes também pode ser comprometida, se a circulação for muito forte uma grande quantidade de ração pode ser levada para o sistema de filtragem antes que os peixes possam comê-la, principalmente peixes que costumam ficar escondidos ou que não nadam bem como os gobys.

Ajudando a prevenir o crescimento de cianobactérias

    images-cyano4_948031048As cianobactérias podem se tornar um grande incomodo para os aquaristas quando crescem de maneira descontrolada, seu crescimento é maior em pontos do aquário com a circulação muito reduzida ou inexistente. O aumento da circulação não irá impedir seu crescimento completamente, mas pode ser suficiente para reduzir o problema.

Como a circulação afeta a qualidade da água

A limpeza da água é feita pelo primariamente pelo skimmer, porem a par que isso ocorra é preciso que a sujeira seja levada até ele pela água. Se existirem áreas do aquário onde a circulação é praticamente inexistente pode ocorrer o acúmulo de restos de alimento e fezes, que irão degradar água à medida que se decompõe, pondo em risco os peixes e corais do aquário.

Força do fluxo e os corais

     Como vimos à circulação infere em diversos aspectos da manutenção de um aquário, mas é importante ressaltar que ela não precisa ocorrer de forma homogênea em todo o aquário, principalmente se tratando dos corais. stock-footage-soft-coral-moving-in-currentDiferentes espécies se desenvolvem melhor em áreas com grande circulação enquanto outras tem seu crescimento inibido, em alguns casos o excesso ou falta de circulação pode inclusive causar a morte dos corais, ao criar áreas como diferentes níveis de fluxo é possível se manter uma grande numero de                                                                espécies.

Não deixe de confira em nosso site nossas promoções de bombas de circulação

3 respostas em “Circulação de água no aquário marinho

  1. Foi muito importante pois eu mesma tenho circulação mas não sabia o quanto é necessario boa aprendizagem obrigado Noemi

Deixe um comentário